quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Achigã Grelhado com Batatas a Murro

O achigã é um peixe de água doce que é muito procurado no Alentejo, pelo gostoso sabor que o caracteriza. Pesca-se muito na Barragem do Alqueva devido a este lago artificial ser dos maiores do mundo e possuir uma enorme variedade de peixe. Sendo eu natural de Moura, estou sensivelmente a 11km da Barragem do Alqueva, consigo encontrar este peixe com alguma facilidade.
Aconselho vivamente aos apreciadores de peixe, e não só, que tenham a curiosidade de experimentar o achigã seja de que forma for ele confeccionado. Aqui vos deixo a forma que para mim é mais simples de o cozinharem.

Ingredientes: ( receita para 4 pessoas)

  • 4 achigãs médios
  • 12 batatas
  • 3 ou 4 dentes de alho
  • um molho de coentros
  • manteiga
  • azeite q.b.
  • sal q.b.

Preparação:

Arranjem os achigãs, retirando-lhe as barbatanas e as escamas. Após estarem devidamente escamados o próximo trâmite é fazerem um corte no dorso dos peixes de modo a conseguirem abri-lo mas nunca separando as partes. Temperam-no com sal, a gosto, e passado alguns minutos o peixe poderá começar a ser grelhado. De seguida, numa panela, comecem a cozer as batatas com a respectiva pele durante 20 minutos enquanto o peixe grelha. Piquem os alhos e os coentros para uma tigela, adicionando-lhe um pouco de azeite. Quando as as batatas estiverem cozidas retirem-nas da panela e coloquem-nas dentro da tigela onde está o azeite, os alhos e os coentros picados e misturem todos os ingredientes. Assim que os achigãs estiverem grelhados aqueçam no microondas um pouco de manteiga até esta estar liquida. Depois é só servir em pratos separados. Num pratinho as batatas e o molho com o azeite, alho e os coentros e noutro prato os achigãs com o molho de manteiga. Espero que gostem!

3 comentários: