Loading...

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Carne de Porco à Alentejana


Após alguns pedidos que me surgiram nos últimos dias de 2011, decidi, já no início de 2012, brindár-vos com uma das vossas "exigências" enquanto seguidores e visitantes deste blogue: a Carne de Porco à Alentejana. Pois cá está ela! Uma referência gastronómica do Alentejo que espero que confeccionem e acima de tudo disfrutem. Sem qualquer tipo de dúvida que está nos 5 primeiros lugares dos pratos tradicionais alentejanos mais procurados e degustados.

Ingredientes: (receita para 5/6 pessoas)
  • 1Kg de carne de porco
  • 1Kg de amêijoas
  • 4 dentes de alho
  • duas folhas de louro
  • Azeite q.b 
  • Massa de pimentão q.b.
  • 1 molho de coentros 
  • Sal q.b.
  • meio litro de vinho branco
  • 10 Batatas
  • Pickles
  • Azeitonas
Preparação:

Antes de começar a confeccionar esta refeição coloque as amêijoas numa tijela com sal e água durante uma a duas horas para as amêijoas perderem a areia.
Corte a carne aos cubos para dentro de uma tigela e tempere-a com a massa de pimentão, os dentes de alho cortados às rodelas, o sal e as folhas de louro. Mexa tudo muito bem e regue com o vinho branco.
Deixe repousar a carne durante duas horas para tomar gosto.
Após as amêijoas e a carne estarem prontas para serem confeccionadas já deverá ter cortado as batatas aos cubos e aquecido o oléo para estas irem começando a fritar. Depois, num tacho vai aquecer o azeite ao qual lhe vai juntar a carne que já foi previamente escorrida. Deixe fritar a carne durante 5 minutos e só depois lhe junta o marinado da carne. Aguarde mais uns minutos para a carne apurar e depois acrescenta ao tacho as amêijoas, que demorarão sensivelmente 5 minutos para abrir e tomarem o gosto. Quando a carne e as ameijoas estiverem confeccionadas pode apagar o lume e polvilhe a panela com os coentros e os pickles muito bem picados e azeitonas. Se eventualmente lhe apetecer e/ou gostar pode regar a carne de porco à alentejana com umas gotas de limão para dar ainda mais sabor.
Espero que gostem... agora só tem mesmo de agarrar a faca e o garfo e degustarem esta maravilha gastronómica.

5 comentários:

  1. A típica carne de porco à alentejana. Parece bastante agradável.

    ResponderEliminar
  2. Só aponto uma coisa que secalhar como colega cozinheiro de bom gosto saberás que acontece:
    Se há uma ameijoa podre no meio da canalhada pode vir a estragar o trabalhinho todo. Dado este facto, e o facto de cada um (carne e marisco) ter o seu sabor aquando a confecção, poderás simplesmente fazer as ameijoas à parte, e juntá-las (ou não) no fim.
    Depois disso.... bem.... é ao gosto de cada um ;) umas belas ameijoas com coentros regadas d limão........

    ResponderEliminar
  3. Parece me bastante bem :D Tirando os pickles, é desta qe vou aprender a cozinhar

    ResponderEliminar
  4. parece-me que a receita original "carne de porco alentejano com ameijoas " é algarvia e não alentejana ( vide Maria de Lourdes Modesto- COZINHA TRADICIONAL PORTUGUESA)

    ResponderEliminar