terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Caldo de Beldroegas

E como o prometido é devido, após vários pedidos a que fui sujeito esta madrugada aqui vos apresento a famosa receita do verdadeiro e único caldo de beldroegas. Um prato delicioso que, "só" por acaso, é das minhas refeições favoritas. Extremamente fácil de confeccionar e com um sabor deveras peculiar, capaz de conquistar os mais complicados gostos e paladares.

Ingredientes: (receita para 4 pessoas)

  • 2 molhos de beldroegas
  • 2 cebolas
  • 500 g de batatas
  • 1,5 dl de azeite 
  • 6 dentes de alho
  • 500 g de pão  alentejano(duro) 
  • 4 ovos 
  • 2 queijos frescos alentejanos 



Preparação:

Às beldroegas aproveitam-se apenas as folhas. Folhas estas que devem ser muito bem lavadas.   Entretanto picam-se as duas cebolas e os 6 dentes de alho e alouram-se com o azeite num recipiente. Juntam-se as folhas de beldroegas e deixam-se refogar muito bem durante alguns minutos numa panela ou tacho. Rega-se o refugado com cerca de 2 litros de água e deixa-se levantar fervura.Quando a água estiver a ferver juntam-se as batatas cortadas ás rodelas grossas. Tempera-se o respectivo caldo com sal q.b. e aguardamos sensivelmente 15 a 20 minutos para que as batatas cozam.
Quando estas estiverem quase cozidas introduz-se no caldo os 4 ovos, um a um, e deixam-se escalfar. Por fim metem-se na panela os queijos frescos cortados aos quartos. Deixa-se estar em lume brando mais uns dez minutos e enquanto se espera vão fatiando o pão alentejano(duro) numa terrina. Quando as batatas estiverem cozidas, os ovos escalfados e o queijo o tempo suficiente na panela para dar sabor a este prato típico alentejano apaga-se o fogão e está pronto a servir. Coloca-se o caldo preparado num prato de sopa e junta-se o pão duro ao mesmo. Apartir daí é só disfrutar do mundo de sabores que esta refeição lhe irá proporcionar.

3 comentários:

  1. Não conhecia este prato alentejano, mas parece bastante saboroso. Acho que vou experimentar fazer no fim de semana. Obrigada pela receita!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom!!! Costumo comer isso é na Páscoa...

    ResponderEliminar