Loading...

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Migas com entrecosto

E como o frio não tem dado descanso nos últimos dias, nada melhor do que uma refeição bem quente e saborosa para acalentar o espírito e o estômago.
A pedido de "várias famílas" e como prometido aqui está a receita das tradicionais e únicas migas alentejanas com entrecosto.
Desfrutem da receita de um dos melhores pratos tradicionais alentejanos e deliciem-se...

Ingredientes: (receita para 4 pessoas)
  • 8 dentes de alho
  • Massa de pimentão q.b.
  • 500gr de entrecosto de porco
  • 150gr de toucinho ou banha
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b
  • 1 litro de água
  • 600gr de pão alentejano(duro, do dia anterior)
Preparação:

Deixe o entrecosto temperado com a massa de pimentão e sal de um dia para o outro para a carne começar a adquirir sabor. Para confeccionar este prato, descasque os dentes de alho e pique-os. De seguida colque cerca de 1,5dl de azeite numa frigideira e leve-os ao lume até estarem bem dourados. Junte o entrecosto e o toucinho à frigideira e deixe fritar até ao ponto que desejar. Quando o entrecosto, o toucinho e o alho estiverem fritos, retire-os da frigideira, e para que se mantenham quentes ligue o forno entre os 150 e 190º para que a carne não esfrie.
Na mesma frigideira, e utilizando a gordura/pingo que ficou da fritura anterior, coloque o pão, que já deve estar devidamente cortado em finas e pequenas fatias. Deixe-o alourar. Junte-lhe então um pouco de água a ferver (apenas o suficiente para ensopar o pão). Vá mexendo bem e esmagando o pão até ficar uma massa mais consistente com uma colher de pau, por exemplo. Deixe alourar até o pão estar bem dourado e quanto atingir essa consistência está pronto a servir.

PS: Para que o pingo não fique cheio de pedaços de carne carbonizada, deve-se vigiar com atenção a forma como a carne frita ou então quando esta estiver confeccionada passá-la por um escorredor por forma a ir só para a frigideira o pingo/gordura das carnes.

3 comentários: