Existem várias formas de confeccionar este prato, a minha forma é das mais simples e económicas porque nos ingredientes que irei precisar, ao contrário de outras pessoas, não necessito de nenhum tipo de carnes.
Ingredientes: (receita para 4 pessoas)
- 2 sacos de ervilhas congeladas
- uma cebola média
- 4 dentes de alho
- 1 chouriço
- 4 ovos
- um molho coentros
- um molho de salsa
- azeite
- sal q.b.
- 1 litro de água
Picam-se os dentes de alho e a cebola. De seguida, liga-se a fogão e num tacho coloca-se azeite q.b. e quando este já estiver bem quente deita-se para lá a cebola e os alhos picados. Mexe-se bem até estes ingredientes ficarem bem dourados e quando isso acontecer colocamos as ervilhas e mexemos durante 10 minutos para as próprias irem começando a ganhar o sabor do refugado. Enquanto aguardamos, cortamos os molhos de coentros e salsa e quando estes já tiverem bem picados juntamo-los ao tacho e mexemos muito bem mais uma vez. Junta-se então um litro de água e sal q.b.
Tapa-se o tacho e ficam a aguardar que a água comece a ferver. Quando esta já estiver a fervilhar baixam o lume de intensidade e aguardam entre 30 a 40 minutos para que as ervilhas cozam na perfeição. Quando estas já estiverem quase cozidas colocam-se os ovos 1 a 1 dentro do tacho e aguardamos 6 a 8 minutos para eles escalfarem. Quando estes estiverem escalfados a refeição está pronta a servir.
Enquanto aguardam pela cozedura das ervilhas, picam com um palito ou garfo o chouriço e começam a assá-lo num num pratinho de barro ao qual só juntam alcool. Quando tiver assado, cortam-no às rodelas e podem começar a degustá-lo juntamente com o prato de ervilhas com ovos escalfados.
PS: Neste post está uma hiperligação para uma outra forma de fazer as ervilhas com os olhos escalfados mas de uma forma mais condimentada.
ui...agora ía... ;)
ResponderEliminaróptimo :)
ResponderEliminarhuum não é dos meus preferidos...
ResponderEliminarAdoro este prato, é um regresso à infância e aos almoços preparado pela minha avó. Quanto à tua interpretação do prato, sugeria-te mesmo só a utilização de ervilhas frescas, nada como aproveitar a sazonalidade dos produtos. Esse é o grande ingrediente para um prato carregado de sabor. Bons cozinhados e continua!
ResponderEliminar