
Ingredientes: (receita para 4 pessoas)
- 8 tomates
- uma cebola média
- 2 dentes de alho
- miolo de pão q.b.
- 2 ovos
- sal q.b.
- azeite q.b
- 4 batatas médias
- óleo
- presunto pata negra
- paio pata negra
Preparação:
Este blogue foi criado com o intuito de dar a conhecer a todas as pessoas um pouco de toda a gastronomia alentejana. Irá estar constantemente actualizado para que quem estiver curioso e interessado possa conhecer estes pratos típicos do Alentejo e ao mesmo tempo possa confeccioná-los se assim o desejar. Aceitam-se sugestões de todos vocês por forma a tornar este blogue ainda mais completo e uma referência degustativa
|
Preparação:
Colocar sal nas postas de cação algumas horas antes de confeccionar esta refeição. Quando começar a cozinhar faça um refugado com cebola e azeite e quando a cebola começar a ficar dourada junte os coentros cortados. Deixe apurar mais um pouco e junte cerca de 1 litro água. Deixe ferver a água e só depois começa a deitar para o tacho o cação cortado aos bocados. De seguida dissolva bem as 3 colheres de farinha com água e acrescente 2 colheres de vinagre. Deixe cozer bem a farinha pois o caldo deve ficar grosso. Quando atingir a expessura desejada corte então o pão às fatias e cubra o prato com as mesmas. Deite então o caldo que preparou e coloque o peixe por cima das "sopas de pão". Apartir daí é só disfrutar de todos os aromas e sensações que este prato lhe vai proporcionar
Preparação:
Colocam sal nos carapaus, passam-nos por farinha e fritem-nos muito bem em óleo ou azeite até estarem bem dourados.
Quanto ao gaspacho propriamente dito partam em bocados pequenos, para uma tijela grande, os 2pepinos, os 6tomates maduros, o pimento vermelho e verde e a cebola. Tudo isto em cubos relativamente pequenos e sem grainhas, pevides ou fios. Num almofariz esmagam-se, até ficarem em calda, 6 dentes de alho ao que se junta o sal q.b.
Deitem tudo para a terrina que vai servir o gaspacho e temperem com azeite e vinagre a gosto e juntem então os 2litros de água gelada. No caso de acharem que o caldo não está suficientemente frio na altura de servir, juntem gelo aos cubos e salpiquem com orégãos. Finalmente cortam o pão (duro, do dia anterior) em cubos fininhos e juntam a todos os ingredientes que já estão na terrina. O gaspacho está então pronto a ser degustado, acompanhado pelos carapauzinhos fritos e de uma pequena tigela com azeitonas alentejanas.
Ingredientes: (receita para 4 pessoas)
Preparação:
Numa terrina, coloque os coentros previamente lavados e escolhidos, os dentes de alho, o sal e o azeite. Com o almofariz triture muito bem todos os ingredientes até ficarem em papa.Ponha água ao lume a ferver com um fiozinho de azeite, e coza o bacalhau durante mais ou menos 5 minutos.Ponha ao lume um tacho com água. Quando a água estiver a ferver escalfe os ovos que irá utilizar na açorda. Logo que os ovos estejam no ponto, retire-os e coloque-os num recipiente com água fria, afim de parar a cozedura.De seguida verta a água onde cozeu o bacalhau que deverá estar a ferver (se não quiser poderá juntar apenas água fervida, ou a água onde escalfou os ovos)na terrina onde estão migados os coentros e o alho. Rectifique de sal, introduza o pão alentejano(duro) cortado muito fininho, os ovos e o bacalhau.Pode ainda, fica ao seu critério, colocar delícias do mar de modo à açorda ficar ainda mais consistente e saborosa.